Página 1 de 1

Sorceress firewall/enchant/orb MF

Enviado: 19 April 2020
por andregusmao
Esse é meu primeiro guia, da primeira build que fiz, no início da 11ª ladder. Vamos aos detalhes.

Prós: dano alto e em área imensa, pouca necessidade de FCR e de mana (a regeneração de mana é absurda), firewall é útil em eventos, equips não são dos mais caros pra começar, é divertido de jogar (orb é coisa de monodedo euhauheauheahueahu).

Contras: os mobs precisam estar parados para levar bastante dano do firewall, por conta disso o hire é MUITO importante, diria que é o ponto principal da build. O Frozen orb é mais para facilitar a vida do hire contra os mobs imunes, pois nem sempre dá pra quebrar a imunidade e o hell tá cheio de fire immune.


SKILLS



O importante são os pontos em firewall, warmth, fire mastery e enchant. Não apliquei na outra sinergia, inferno, porque o bônus é menor. Dá pra fazer diversas variações, como não aplicar pontos em orb e cold mastery e focar no dano de fogo ou investir em energy shield (caso se invista em energy shield, a distribuição dos stat points muda). Vai do gosto da pessoa.

STATS

Strength: o mínimo para usar os itens (com os equips que uso, 156, para equipar o escudo Monarch). Não esquecendo que diversos itens dão pontos para os atributos, então o total de pontos gastos aqui certamente será menor, depende dos equips. No início, como é difícil conseguir os equips certos, vai se aplicar mais aqui, depois é só resetar e não tem problema.

Dexterity: NEM UM PONTO

Vitality: TODOS OS PONTOS (se fizer build com energy shield, NEM UM PONTO)

Energy: NEM UM PONTO (se fizer build com energy shield, TODOS OS PONTOS)


EQUIPS

Aqui são diversas opções, por conta disso não colocarei imagens, apenas texto. O importante é ter bastante +all skills e MF na medida (demais vai deixar a sorc muito fraca, de menos afeta o drop). Eu uso em torno de 400% de MF mas já tive muitos drops bons enquanto testava o set de dano, com MF não superior a 100%. Mais importante que o % de MF é farmar e farmar certo. Por conta disso dá para concentrar a maior parte do % de MF em poucos itens, tendo mais liberdade para selecionar os demais. Na minha build concentrei o MF no helm e weapon, com possibilidade de fazer no armor e shield também. Meu objetivo com as sugestões é manter o MF em torno de 400%. Procurei deixar de fora os itens do set Tal Rasha porque fiz esse guia no início da 11ª ladder e a procura por itens de sorceress tá insana, além de nem sempre ser a melhor opção para essa build.

Helm:

no início da pra usar a runeword exclusive do d2evo chamda LOVE (runas Ko e Lem) em qualquer capacete 2 socket que encontrar. Não precisa se preocupar com defesa porque sorc apanha de qualquer jeito. Quando tiver condições financeiras ou der sorte, o bom e velho Harlequin Crest (SHAKO para os íntimos) tá bom. Se conseguir um com 2 socket e 2perfect topaz ou forja de MF e 1 socket na quest do ato 5, excelente. Qualquer build de sorc MF vai utilizá-lo.

Weapon: no início dá para usar a runeword LOVE aqui, pois ela se aplica em weapons (de todos os tipos) também. Se der sorte ou puder comprar, tente conseguir um Occulus com sockets, de preferência 3, e coloque 3 runas IST nele. Cada runa contribui com 30% de MF e o orb pode vir com 50 a 100% de MF. Eu consegui um Orb com 98% de MF, que junto com as runas ficou com incríveis 188% de MF. Mesmo com esse MF todo, esse orb ainda consegue ser bem competente para causar dano. Outra possibilidade, que aumenta significativamente o dano de fogo mas perde MF, é usar uma Estucha's Temper.



Esse item tem uma habilidade que, pra mim, mais atrapalha que ajuda, que é uma chance de te teleportar cada vez que leva um hit. Como esse teleport é aleatório, pode acontecer de tua sorc ir parar numa posição ainda mais perigosa, correndo risco de morrer.

Note que até aqui, só em helm e shield, dá pra chegar em 300% com itens normais, sem necessidade dos stats serem perfeitos, desde que tenham sockets.

Shield: aqui também pode utilizar a runeword LOVE em um primeiro momento mas recomendo fortemente que se faça a runeword SPIRIT (tal thul ort amn) assim que possível (o escudo com 4 sockets que pede menos strenght, à exceção dos exclusivos de paladin, é o monarch, que exige 156 pontos, que nem falei na parte dos stats).
Usar LOVE aqui só se o MF nos outros itens estiver a desejar, pois o SPIRIT é muito bom para o dano e sobrevivencia da sorc.

Weapon e shield segunda mão: mistério nenhum aqui: SPIRIT e CALL TO ARMS. No meio do caminho da pra fazer a "cta de pobre", runeword exclusiva do d2evo DARKNESS (fal tir mal).

Armor: tem uma runeword específica para MF, a WEALTH (lem ko tir) mas os demais bônus não são bons, por isso nunca a utilizei. Nesse item sempre priorizei o dano e a sobrevivência da sorc, por isso preferi bônus como skills e resists.
Aqui vão bem itens como a Skin of the Vipermagi, que dá ótimos bonus de skill, FCR e all resist. Se conseguir uma dessas com 2 ou 3 sockets, basta transformar em base elite e colocar runas Um (ou perfec topaz, se quiser MF realmente alto) e terás uma armor pra muito tempo de jogo.

Pra terem uma noção, só a deixei de lado, e ainda com algum prejuízo (perda do 30% fast cast rate) quando a troquei por uma Chains of Honor, que precisa de runa Ber pra fazer, enquanto a Vipermagi, mesmo com sockets, é capaz de conseguir por uma runa bem mais em conta, como uma Ohm ou até menos (isso se ninguém te der a armadura antes).

Outra opção interessante é um Ormus Robes com + skills como firewall, warmth, fire mastery ou mesmo enchant, além de um bom +% fire damage.

Belt: aqui a única opção que tem é o arachnid mesh mas por ser meio difícil de conseguir as vezes, use qualquer coisa que tenha bônus importantes pra sorceress, como mana, regeneração de mana, vida, all resist, FCR etc. Eu usei bastante um string of ears e, por ter pego mais dois iguais, arrisquei forjar e veio fire damage. Só o troquei quando surgiu um arachnid mesh. Se por ventura conseguir um cinto tal antes do arachnid, é uma boa opção também.

Gloves: as opções são duas: Magefist e Frostburn. A primeira dá mais regeneração de mana, skill e FCR enquanto a segunda dá uma quantidade absurda de mana. Como essa build não depende muito de FCR, optei pela frostburn mas ambas são excelentes. A frostburn é tranquilo de se conseguir, a magefist nem tanto, pois precisa ser específica de fire skill ou sorceress skills. Se usar energy shield, frostburn, caso contrário, magefist.

Boots: novamente, duas opções: Silweave e Merman's Sprocket. Eu gosto da Merman's por conta do absurdo %FRW (fast run walk) porque sim, apesar do teleport, eu corro bastante rsrs (gosto do teleport só pra grandes distâncias, telar etc), além de ter um bonus de força bem útil pra equipar o shield mas a Silkweave é melhor no quesito mana, defesa e redução de dano mágico. Nao são caras, tenha as duas e teste.

Rings: ainda não me decidi por qual usar. Imagino que, infelizmente $$, a melhor opção aqui é o bom e velho Stone of Jordan, por conta do +1 all skills e aumento de mana. Tem um anel do set exclusivo do server, Scosglen Verdant, que é bom também. Uma boa opção aqui é fazer craft, pode sair rings realmente bons, mas é um exercício de muita paciência. Bons rings craft podem ser bem caros também. Caso nenhum outro item tenha essa habilidade, um Ravenfrost vai bem, por conta do cannot be frozen.

Amulet: também não me decidi ainda por qual usar. Visando os pontos mais importantes pra sorc ter bom dano e sobreviver, imagino que um Mara's Kaleidoscope ou Rising Sun, por conta dos +all skills, + all attributes e + all res, sejam boas opções. Se, por acaso, já estiver usando um belt do set tal rasha, o amuleto do set tal também é uma boa opção, por causa dos bônus do set. Aqui também o craft é uma excelente opção mas se prepare para ter paciência ou pagar caro.

Charms: o de sempre: gcs com fire skill, se tiver life melhor ainda, alguns charms com +all res até atingir o máximo no hell, annihilus e tocha.


HIRE/MERCENÁRIO

Como falei anteriormente, esse sujeito é muito importante pra build, pois será o responsável por manter os mobs o mais imóveis possível, enquanto a sorc queima tudo. Aqui é possível usar tanto o bom e velho hire do ato 2 nightmare defensivo, que possui a aura Holy Freeze, quanto o hire do ato 5. No meu guia usarei os dois. Como assim os 2? Assim:

No início, hire ato 2 NM defensivo, porque a runeword que será usada para TIRAR A IMUNIDADE (importantíssimo, pois sem esse detalhe sorc fire é inútil no hell) dos mobs só pode ser feita em polearm ou arco/besta. Como a arqueira do ato 1 (apesar de ter holy freeze no d2evo) é uma...arqueira, sobrou pro hire do ato 2 o papel de "tank". Basta conseguir o melhor polearm com 4 sockets que teu hire conseguir equipar e fazer a runeword exclusiva do d2evo chamada AL'MAIESH (nef, shael, amn, pul). Essa runeword não tem a aura conviction mas tem o curse lower resist, que funciona do mesmo jeito, com a diferença que o hire precisa bater até o curse sair. Não citei a runeword INSIGHT (tal tir ral sol) porque, como falei antes, essa build não consome mana em alta velocidade, além de possuir warmth maximizado.

Quando já estiver em uma situação econômica melhor, tiver dropado bastante runas na condessa, comprado alguns dos itens que citei acima (e que vou citar abaixo para equipar o hire), chegou a hora de trocar de hire. A troca não é estritamente necessária, eu testei e gostei muito pois o hire do ato 5, apesar de não ter o holy freeze, é bem mais esperto, consegue controlar melhor os mobs, além de ter stun, um bom tanto a mais de vida etc.

Para trocar de hire é preciso fabricar uma arma nova, pois os hires do ato 5 usam espadas (de 1 e 2 mãos). A melhor arma é a runeword exclusiva do d2evo OBLIVION (shael vex amn Lo Lo), feita preferencialmente em uma Colossus Sword. Se a opção for continuar com o hire do ato 2 da pra fazer essa runeword em polearm também ou, se houver recursos pra isso, partir para uma INFINITY. Existe outra runeword ainda melhor mas é bem mais cara, a SERENDIPITY, mas não vou falar dela porque esse guia é para iniciantes.

O resto dos equipamentos é praticamente o mesmo, com exceção do helm, que pode ser diferente porque o hire do ato 5, por ser um barbarian, pode usar os helm específicos, aumentando o número de opções. O objetivo do hire aqui é apanhar, sobreviver (pra manter a conviction ativa), bater o suficiente pra castar o lower resist e recuperar life e, se possível (e é, graças ao enchant), dar dano, por isso os stats principais são defesa, damage reduction, increased attack speed, life steal e faster hit recovery - FHR. Vou citar equipamentos de todos os níveis, com teor mais ofensivo ou defensivo, vá usando conforme a disponibilidade ou se deseja o hire com maior dano ou maior sobrevivência. Vou listá-los na ordem do mais fácil ao mais difícil de conseguir, aproximadamente.

Helm

ato 2:

Crown of thieves: bom nível de life steal.

Guillaume's face: FHR, deadly strike e crushing blow. Ótimo item ofensivo.

Shako: damage reduction, all skills. Bom item defensivo/uso geral.

Vampire's gaze: damage reduction, cold damage e life steal Ótimo item defensivo.

Giant skull: crushing blow e knockback. Bom item de uso geral, pois tem características ofensivas e defensivas.

Andariel's visage: IAS, life steal, all skills. Ótimo item ofensivo.

Tal rasha: life steal e all resistances. Bom item defensivo.

Crown of ages: damage reduction e all resist. Ótimo item defenviso.


ato 5:

Mesmas do ato 2 mais ARREAT'S FACE, que possui bônus para os skills do barbarian e all resist.


Armadura

Runeword DURESS (shael um thul). Armor com ótimo custo x benefício. Possui FHR, crushing blow, open wounds e resists.

Runeword TREACHERY (shael thul ohm). Apesar de ser um armor focado em assassina, o skill FADE quando ativo melhora muito as defesas e resistências do hire, tornando-a equivalente à FORTITUDE em algumas situações. O problema é que precisa de uma runa ohm pra fazer (no d2 original é shael thul lem), tornando-a menos interessante.

Gladiator's Bane. Excelente opção de baixo custo, principalmente por conta do 40% FHR. Se conseguir uma com 3 sockets pode torná-la bem melhor.

Runeword FORTITUDE (el sol do Lo). Considero melhor que a DURESS por conta do chilling armor e o 300% de dano. Se o hire tiver função essencialmente defensiva, as considero equivalentes.

Leviathan. Boa opção também, por conta do damage reduction e da aura defiance. Não a considero uma das melhores opções porque a sorc pouco se beneficia do defiance. Se esse guia fosse para alguma build que possui alta defesa ou usa muitos summons, seria uma das melhores opções, se não a melhor.

A melhor opção para um iniciante fazer essas runewords é em uma archon plate, que dropa fácil no Griswold dificuldade Hell.



Belt

A melhor opção é o verdungo's, seguido pelo string of ears. Ambos dão damage reduction (verdungo um pouco mais), um deles dá life steal enquanto o outro dá FHR e vitality. Usava o string of ears, só passei pro verdungo porque dropou.


Gloves

Boas opções são a Laying on hands (IAS bom e dano contra demon insano), Souldrainer (cannot be frozen e life steal) e as luvas do set War. Não recomendei a excelente Dracul's Grasp porque o hire (se estiver usando OBLIVON) vai castar lower resist toda hora, removendo o life tap, tornando a principal habilidade da luva sem efeito.


Boots

Gore Rider, sem mais. Os bônus típicos das boots são inúteis para os hires. Talvez a Silkweave dê uma melhorada na parte defensiva mas meu hire sempre usou Gore Rider e tá aguentando o tranco.


Rings: ainda não sei quais indicar. Procure usar rings que fortaleçam aquilo que o hire precisa ter (defesa, life, IAS, FHR, res).

Amulet: Highlord's Wrath imagino ser a melhor opção, pois possui all skills, IAS e deadly strike.

Obs.: caso os itens do hire possuam sockets, aproveite para usar jewels com damage reduction ou as conhecidas 15%IAS/40%ED.


Como Jogar (PvM)

Não tem muito mistério mas não é só sair atirando firewall pra todo lado. A maior dificuldade é entender como o firewall funciona. Imagine uma linha reta entre a sorc e o ponteiro do mouse. O firewall formará uma linha perpendicular (ângulo de 90 graus), com o centro no ponteiro do mouse, fazendo uma espécie de "T". Difícil entender? Vou "desenhar".


(imagem copiada de https://gamepedia.cursecdn.com/)

Tática 1: geral

Ao avistar um grupo de mobs, a primeira coisa a se fazer é teleportar na direção deles (sim, isso mesmo). Não precisa ser muito perto mas não pode ser longe demais. Um pouco menos que a distância entre a sorc e o firewall da imagem é mais do que suficiente. Logo após teleportar, volte ANDANDO/CORRENDO. A idéia aqui é jogar o hire em cima dos mobs, e cada vez que se teleporta, o hire vem junto, por isso precisa ser feito assim. Após os mobs todos "grudarem" no hire, atire firewall na frente dele. Como é possível ter mais ou menos 3 firewall ativos ao mesmo tempo, faça camadas: o primeiro firewall bem na frente do hire, o segundo um pouquinho depois do primeiro, o terceiro outro pouquinho depois do segundo, então refaça o primeiro e assim por diante. A idéia é formar um "retângulo" de fogo.

Tática 2: mobs que atacam de longe

É possível mandar o hire pra cima desses mobs, igual na tática 1, mas pode ser arriscado. Se eles não se movimentam (arqueiros esqueleto, por exemplo), basta soltar um firewall no pé deles ou em uma posição próxima, desde que a skill avance até chegar neles. Se eles se movimentam, use o frozen orb para deixá-lo lentos primeiro, para então usar a tática 1.

Tática 3: virando a esquina

Essa tática é útil para atacar muitos mobs ao mesmo tempo que estejam presos em um corredor (parte inicial de chaos sanctuary, por exemplo). Primeiramente teleportar para o início do corredor, pra fazer o hire entrar no corredor e segurar os mobs, então deixe a sorc de lado em relação à entrada do corredor(virando a esquina, literalmente) e solte o firewall. Desse modo a skill vai crescer ao longo do corredor, dando dano em muito mais mobs ao mesmo tempo, além de deixar a sorc protegida.

Tática 4: fogo à vontade

Essa tática é boa pra brincar no cow level. Como o espaço é amplo, o firewall cresce até o máximo em qualquer lugar. Simplesmente saia correndo, atraindo as vacas, e vá soltando firewall no caminho delas. Procure soltar na frente, onde elas irão passar, e numa posição que elas caminhem sobre o fogo em vez de cruzá-lo. Em momentos que o hire parar e muitas vacas estiverem em cima dele, só usar firewall conforme a tática 1 (não precisa fazer a parte do teleport, pois o hire já estará bem posicionado). É possível alternar com frozen orb, assim elas permanecem mais tempo em cima do fogo.

Pessoal, esse guia é de nível básico, pro pessoal que tá começando no server mas que já conhece o jogo, então me preocupei em dar atenção maior aos detalhes que são particulares do servidor, sendo mais breve naquilo que já existia no Diablo II original. Essa build é bastante flexível, dá para fazer muitas variações alterando basicamente as skills e os stats do personagem. Dá pra trocar o frozen orb por blizzard ou outra skill de gelo, dá pra fazer 100% fire investindo em inferno, dá pra fazer com energy shield, sem energy shield, da inclusive pra fazer builds de lighting ou de outra skill que não seja firewall, pois a maioria dos itens não dá bônus para uma árvore de skill específica, mas sim + all skills de modo geral ou + all sorceress skill levels (únicos itens citados que dão bônus específicos são a Estucha's Temper e o Ormus Robes, além dos GCs). Se encontrarem quaisquer erros ou tiverem dicas, dúvidas, sugestões, críticas etc, só postar aí. Um abraço.

Re: Sorceress firewall/enchant/orb MF

Enviado: 19 April 2020
por b1n
Muito boa a ideia da híbrida, realmente deve ser eficiente
gostei das explicações dos itens de começo mas achei que faltou um pouco mais de sugestões (mesmo que não tenha conseguido ainda) de itens de final de jogo

nas skills, reparei que vc usou um skill planner a parte, esqueceu de colocar as skills necessárias pra chegar no orb e faltou o firebolt, portanto não deve conseguir colocar conforme ta colocado todos os pontos

as fotos acho que podia ter sido da sua própria sorceress pra ajudar mais
e mais fotos, muitas fotos, sempre bom!

bem legal a parte de estratégia de como jogar, a maioria do pessoal que faz guias não capricha nessa parte

importante tbm seria colocar link do Armory com ela pra galera ver ela de fato

Muito obrigado pelo guia, vou te mandar 5 eg pelo guia, se melhorar ele podemos melhorar isso tbm!
Vou também fixar no tópico de guias do servidor!

:auto-dirtbike:

Re: Sorceress firewall/enchant/orb MF

Enviado: 19 April 2020
por andregusmao
Posso atualizar o guia conforme tiver mais informações. Não coloquei informações sobre os itens finais por não conhecê-los ainda (sou novo no server). Na parte dos skills, realmente me passei, vou arrumar.